Sinônimo de confraternização ao lado de pessoas queridas o churrasco está entre as especialidades mais amadas da culinária brasileira. Agora, convenhamos: há churrascos e churrascos. E isso passa por dois fatores principais: tipo da carne e um bom churrasqueiro.
O brasileiro é reconhecido por sua criatividade em diversos setores, incluindo a gastronomia. Essa mentalidade inventiva trouxe para a grelha as mais diversas combinações e acompanhamentos para o prato central, incluindo legumes e frutas, como abobrinha, cenoura, banana e abacaxi.
Embora possa inovar nas combinações, saber escolher a melhor carne para churrasco é essencial para o sucesso de qualquer evento. E hoje vamos ajudar você a comprar o produto certo para fazer a alegria dos seus convidados.
A seguir, conheça nossa seleção de boas carnes para churrasco listadas em ordem alfabética. Todas vão muito bem na grelha, e uma porção de cada faria o churrasco perfeito!
- Alcatra
Iniciamos nossa lista por uma das carnes que mais se aproxima da bem afamada picanha. Reconhecida por sua maciez e pouca gordura, a alcatra assa em menos de meia hora na grelha, e se popularizou pelo preço mais acessível que o corte mais nobre.
- Contrafilé
Ideal para quem gosta de carne mal passada. Reconhecido por sua suculência e maciez, o contrafilé tem seu melhor preparo em grelhas, devendo ser servido em bifes grossos ou picado.
- Costela
Também conhecida como costelinha, esse corte do porco ou de boi tem um sabor bastante pronunciado. Pode ser encontrada na costela ripa (mais fibrosa, exigindo maior tempo de cozimento) ou na ponta de agulha ou minga (mais suculenta e comprada a um filé). Ambas devem ser servidas ao ponto.
- Cortar
Bisteca, carré ou chuleta é o bife de contrafilé com osso. Reconhecido pela suculência, este corte entremeado de gordura vai bem apenas com sal grosso e preparo direto na grelha. Seu tempo de preparo fica entre 15 a 20 minutos, devendo ser virada na metade desse tempo, quando o suco da carne começar a surgir.
- Cupim
Nosso quinto corte é um verdadeiro clássico do churrasco. Localizado atrás do pescoço dos zebuínos o cupim é uma carne bastante fibrosa e, portanto, de preparo lento. Cupim maturado é uma excelente opção para quem aprecia o corte mas busca mais suculência.
- Fraldinha
Nosso sexto corte é bastante popular na grelha. A ponta da agulha ou da costela é reconhecida por sua leveza, maciez e pouca gordura. Asse com sal grosso e fique de olho no ponto uma vez que esse corte assa rápido, podendo ressecar.
- Maminha
Assim como a fraldinha, a maminha é descrita como uma carne leve, suculenta e com pouca gordura. Vai bem tanto no espeto quanto na grelha, e fica uma delícia quando temperada apenas com sal grosso. Seu ponto ideal é entre o mal passado e ao ponto, devendo ser servida em fatias finas.
- Miolo da Alcatra
Nossa oitava carne para churrasco encorpa a lista dos cortes com pouca gordura, rica em sabor, leveza e maciez. Seu rápido preparo e sabor acentuado a torna um dos cortes preferidos dos churrasqueiros. Seu preparo deve ser preferencialmente na grelha.
- Picanha
Quando dizem que os últimos serão os primeiros, esse corte certamente poderia estar no topo da nossa lista. A picanha é, de longe, a carne mais apreciada pelos churrasqueiros. Reconhecida por sua maciez e suculência, sua grossa capa de gordura favorece realça o sabor da carne, conferindo-lhe uma textura incomparável. Perfeita para servir ao ponto ou mal passada.
ESCOLHA SUA CARNE COM A GENTE
Agora que você já sabe como escolher a melhor carne para seu churrasco, que tal já garantir os melhores cortes para o fim de semana? Conheça nossa linha de produtos!