SAIBA PORQUE A CARNE EMBALADA À VÁCUO É MAIS MACIA

Se você aprecia um bom preparo à base de carne já sabe: este alimento de alta perecibilidade merece atenção do momento da compra ao preparo.

Do transporte pós-compra ao descongelamento para uso, hoje vamos te ajudar a garantir a melhor conservação da carne, de modo a preservar suas características originais e evitar problemas à sua saúde.

TRANSPORTE DURANTE E PÓS-COMPRA

Caso a compra da carne seja feita em supermercado, opte por selecionar primeiro os produtos não perecíveis. Procure deixar carnes, laticínios, embutidos e hortifruti por último.

Agora, caso queira resultados de preservação ainda maiores, tenha sempre à mão sacolas térmicas para evitar o descongelamento precoce dos alimentos. Dessa forma, além de preservar as características naturais do alimento, você evitará problemas de saúde.

ESCOLHA DO ARMAZENAMENTO

Ao chegar em casa, a priorização segue a mesma: evite deixar os alimentos refrigerados expostos à temperatura ambiente por muito tempo. No caso da carne, você poderá mantê-la resfriada ou congelá-la. Tudo vai depender do seu planejamento.

Caso queira preparar a carne em até 72 horas após a compra, a refrigeração é o meio ideal para armazenamento. Desta forma o alimento se manterá fresco e com a textura ideal para suas preparações. Caso opte por separar o montante em porções, recomendamos que sejam acondicionadas em potes herméticos para evitar vazamento de líquidos e cheiro do alimento.
Se o preparo for planejado para mais de três dias pós-compra, a carne deverá ser congelada. Neste caso, se as porções forem distribuídas em saquinhos ao invés de potes herméticos, tire todo ar possível da embalagem. Desta forma, cor e sabor sofrerão menos alterações.

DE OLHO NA VALIDADE

Algumas carnes embaladas à vácuo podem serem mantidas em temperatura ambiente. Fique de olho nas recomendações de armazenamento e validade contidas no rótulo do produto. No caso das carnes compradas em porções diretamente do balcão do açougue, caso a validade não seja informada na etiqueta podemos considerar a seguinte regra para congelamento:

  • Carnes em pedaços: validade média de 8 meses
  • Carnes em corte de bife: validade média de 6 meses
  • Carnes moídas: validade média de 3 meses
  • Peças inteiras: validade de até 1 ano

COMO DESCONGELAR SUA CARNE

O processo ideal de descongelamento deve ser feito gradualmente, de um dia para o outro, do congelador para a geladeira. Em geral, 24 horas são suficientes para descongelar carnes armazenadas em porções.

Assim como no momento do transporte, o descongelamento da carne merece atenção para que o alimento sofra o menos possível pela ação de microrganismos. Além disto, descongelamento inadequado causa perda de líquidos naturais do alimento, processo que pode deixar a carne mais seca e enrijecida no momento do preparo.

Caso você precise descongelar rapidamente a carne, recomendamos que o alimento seja submerso, mantido em sua embalagem bem vedada, em água corrente ou fria – nunca morna ou quente. O tempo de descongelamento dependerá do peso da porção, podendo variar entre 1 a 3 horas, em média.

Embora o descongelamento via micro-ondas não seja a opção ideal por, em geral, alterar as características do alimento, esta é um caminho para quem não pode esperar pelos processos recomendados. No aparelho você encontrará as instruções do tempo de descongelamento por peso do alimento.

Vale reforçar: é desaconselhável descongelar carne com água quente. O calor em contato com a superfície do alimento atua de maneira desproporcional sobre o todo, além de acelerar o desenvolvimento de micróbios na carne. Adicionalmente, o choque térmico eleva o rompimento das fibras, o que gera perda da água natural que, como vimos, prejudica o sabor.

RECONGELAMENTO DA CARNE

Caso sua porção de carne tenha sido descongelada aos poucos na geladeira, não há problema algum em tornar a congelá-la. Agora, se o alimento foi descongelado com água corrente ou no micro-ondas, o congelamento só deverá ser feito após o preparo.

HORA DE ESCOLHER SUA CARNE

Conte para nós: quais das dicas acima você já aplicava em seu dia a dia? Seja qual for o método de armazenamento escolhido, a Blackprime tem as melhores carnes para os mais diferentes preparos. Conheça nossa linha de produtos e faça bonito no fogão ou na grelha.

Outros
artigos

Precisa de ajuda?
Escanear o código